Serra em Flor 2009



14 de Junho

Vilarinho (freg. de Manhouce)
ROTA DA VITELA DE LAFÕES

Percurso Pedestre Temático
Neste percurso iremos ao encontro das riquezas naturais e culturais da região, tendo como protagonista a coroa de glória do seu património gastronómico, a afamada Vitela de Lafões.
Percorrendo a parte antiga da aldeia de Vilarinho, poderemos observar um conjunto de eiras, canastros, a casa de um dos chefes dos mineiros que outrora extraíam o volfrâmio das entranhas da serra, nas Minas das Chãs e a Capela de Santa Maria e S. José, que é o do ano de 1886. Passaremos ainda por um moinho de água antigo que ainda mói a farinha para fazer a broa tradicional da aldeia. Atravessaremos um pequeno afluente do Rio Teixeira pela Ponte da Ribeira e subiremos ao Alto da “Serdoeira”, de onde poderemos obter uma panorâmica geral da aldeia. Durante o percurso poderemos observar as vacas no seu ambiente natural, pastando nos montes para onde são levadas todos os dias, regressando ao final do dia à aldeia.

10h00 Recepção dos participantes no Projecto Criar Raízes, em S. Pedro do Sul
11h15 Início do percurso na Casa dos Caçadores de Vilarinho do Monte;
13h00 Almoço típico na Casa dos Caçadores:
Entrada: enchidos, presunto, broa; prato: Vitela de Lafões assada com batatas e arroz; sobremesa: pão-de-ló de Vilarinho e sopa seca; bebidas: vinho Manhouce, da casa D. Branca e vinho tinto do Dão.

Organização: Projecto Criar Raízes ADRL – Associação de Desenvolvimento Rural de Lafões Cooperativa Três Serras de Lafões
Informações e Reservas (até às 18h da 5ª feira imediatamente anterior ao percurso) pelos contactos: Projecto Criar Raízes Tel: 232 728 330 / 96 154 87 91 E-mail:
criaraizes@gmail.pt
O percurso far-se-á com um mínimo de 5 e o máximo de 25 pessoas.


20 de Junho

Paraduça (freg. de Arões)
MOINHOS D’ÁGUA
Passeio Pedestre
Partida à descoberta de moinhos de água da aldeia. Ida à Ribeira de Cabrum, pelo regadio junto ao açude.
14h00 Início junto à sede da APDTPCParaduça
18h00 Merenda


Organização: APDTPCParaduça
Inscrições:
svrf79@hotmail.com 912499925


27 de Junho

Felgueira (freg. de Arões)
MOINHOS DA SOBROSA

Passeio Pedestre
Percurso em redor da aldeia da Felgueira
17h00 Concentração junto à sede da ADCF
20h00 Jantar


Organização: ADCFelgueira
Inscrições:
adcf@oninet.pt 964143606

Bordozedo (freg. de Covas do Rio)
ROTA DO MEL
Percurso Pedestre Temático
Oportunidade para descobrir a pequena aldeia de Bordozedo e participar em todo o processo de extracção do precioso "néctar". Vestidos a rigor, com as abelhas atordoadas pela fumigação, iremos tirar os quadros do mel, para, na sala de extracção, fazer a sua centrifugação. O mel da região apresenta uma cor escura, pois a flor que predomina é a urze, que lhe confere características muito peculiares. A acompanhar-nos nesta descoberta teremos a companhia do apicultor Sr. Manuel Vinagre, que nos irá falar dos benefícios e características do seu mel. Irá também explicar todo o processo de tratamento das abelhas e do respectivo mel.

14h00 Concentração junto ao Projecto Criar Raízes, em S. Pedro do Sul
14h10 Saída para a aldeia de Bordozedo
15h00 Recepção dos participantes e início do percurso
18h30 Lanche (presunto, enchidos, mel, broas de mel...)
19h30 Encerramento

Organização: Projecto Criar Raízes, S. Pedro do Sul
Informações e Reservas (até às 18h da 5ª feira imediatamente anterior ao percurso) pelos contactos: Projecto Criar Raízes Tel: 232 728 330 / 96 154 87 91 E-mail:
criaraizes@gmail.pt
O percurso far-se-á com um mínimo de 5 e o máximo de 25 pessoas.


11 de Julho

Rio Teixeira
SUBIDA DO RIO TEIXEIRA
Percurso Pedestre
Partida junto à ponte que liga Vale de Cambra a S. Pedro do Sul (EN 227), subida do curso de água límpida, com passagem por paisagens lindíssimas em direcção à nascente.
09h00 Concentração: Lameiras

Organização: Grupo de Folclore Terras de Arões
Inscrições: gftaroes@gmail.com


12 de Julho

Encosta da Serra da Freita
PR 3 NA VEREDA DO PASTOR

Passeio Pedestre
O percurso inicia-se na aldeia da Lomba, passa pelas aldeias de Covo e Agualva.
08h30 concentração junto à sede da ADCF
13h00 Almoço


Organização: ADCFelgueira
Inscrições,
adcf@oninet.pt 964143606

Paraduça, freg. de Arões
MOSTRA DA BROA DE MILHO
3ª Mostra tradicional da feitura de broa de milho, com farinha moída nos moinhos de água da aldeia.
09h30 Moagem do milho
11h00 Amassar a farinha, tender a broa; aquecer o forno
14h30 Apresentação da broa

Organização: APDTPCParaduça
Inscrições: svrf79@hotmail.com 912499925


18 de Julho

Nodar (freg. de S. Martinho das Moitas)
ROTA DAS BOGAS

Percurso Pedestre Temático
Neste percurso o destaque vai inteiramente para o Rio Paiva, com todo o encanto de um dos mais belos da região. Irá realizar-se um trajecto que irá, quase na sua totalidade, acompanhar as margens do Rio Paiva.
10h00 Recepção na aldeia de Nodar
10h15 Inicio do percurso
13h00 Almoço

Inscrições: Associação Cultural de Nodar: 91 895 18 57 (Luís Costa)
Org: Projecto Criar Raízes. Associação Cultural de Nodar. BINAURAL


15.00 APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ARTÍSTICOS DESENVOLVIDOS NO CENTRO DE RESIDÊNCIAS DE NODAR

O Centro de Residências Artísticas de Nodar está situado na comunidade rural de Nodar, uma pequena aldeia no norte do distrito de Viseu. Pretende desenvolver uma plataforma de produção e interacção nas artes sonoras, visuais e ambientais, e o estabelecimento de uma rede de parcerias e colaborações ao nível nacional e internacional. A Binaural e a Associação Nodar encorajam que os artistas residentes estabeleçam interacções com o local, os seus habitantes, espaço geográfico, identidade e memória.

BEN OWEN EUA
Projecto Artístico:
“Score Based Performance” e “Listening Stations_Nodar” Arte Sonora, Vídeo e
Performance
Apresentação de uma composição baseada em instruções para performance a solo ou colaborativa. A composição será criada de acordo com vários factores: a paisagem de Nodar, o número de possíveis participantes, e as qualidades sonoras do espaço. A ideia geral é espalhar diversas pessoas numa área com diferentes elevações e num ambiente sonoro, para interpretar uma peça de música no exterior. “Listening Stations_Nodar” - Usando microfones de contacto piezo e geofones em estações de escuta temporárias à volta do ambiente de Nodar, pretende alastrar as as gravações localizadas para estações temporárias onde as pessoas locais são convidadas a explorar os sons da geografia de Nodar.

MARTA BERNARDES & IGNACIO MARTINEZ PORTUGAL, ESPANHA
Projecto Artístico:
“Fauna fonética Voz animal” Escultura, Performance, Artes Visuais e Sonoras
A voz humana e a voz animal, o seu possível encontro ou desajuste, as particularidades da convivência destas no povo de Nodar, são o eixo organizador do projecto tanto a nível da orientação no tratamento do material áudio-visual-performativo (Marta Bernardes) como no tratamento objectual que se centrará na fabricação de dispositivos escultóricos-sonoros cénicos (instrumentos se quisermos) formalmente inspirados nosmateriais e fauna locais: a sua anatomia, as suas formas, os instrumentos humanos a eles associados (Ignacio Martinez).

LUCIANA OHIRA & SERGIO BONILHA BRASIL
Projecto Artístico:
“Máquinas Autónomas Sonoras” Arte sonora, Escultura, Instalação
Accionados por energia solar, deslocamentos de ar e energia magnética, os projectos incluídos têm como característica principal a interacção discreta com
componentes sonoros da paisagem, visando suscitar novos olhares sobre aquilo que sempre está lá. Assim, três diferentes aparelhos, cada qual com suas peculiaridades, poderão habitar as áreas externas da aldeia de Nodar, junto a plantas, águas e passagens encontrando ocasionalmente aqueles que passam aqui e ali. Não haveria lugar melhor para trazer à vida estes seres 'low-tech', avessos à agitaçãoincessante das metrópoles. Fora de Nodar, "olvido", "máquina des-heraclitana" e "fitófita" seriam engolidos pelo ruído, atropelados pelos passantes...

SÉRGIO CRUZ PORTUGAL, INGLATERRA
Projecto Artístico:
Sem Título Filme, vídeo e performance
Criação uma inquietante obra de arte sobre a vida e a morte de animais em áreas rurais, usando imagens em movimento e em colaboração com as comunidades locais,


Org. Associação Cultural de Nodar. BINAURAL


24 e 25 de Julho

Caminhada nocturna
S. MACÁRIO
Caminhada nocturna (saída de Paraduça com passagem pelas aldeias da Lomba, Manhouce, Vilarinho do Monte, Coelheira, até ao S. Macário.

18h00 concentração junto à Capela de Paraduça
00h00 Ceia na Colheira
13H00 Regresso


Organização: APDTPCParaduça
Inscrições:
svrf79@hotmail.com 912499925

S. Macário
ROTA DO ROMEIRO (percurso nocturno)
Percurso nocturno com destino ao lugar que é um misto de religioso e pagão, de confluência de tradições, música e feira, que remonta há muitas gerações atrás.
Renovando, ou melhor dizendo, cumprindo, uma tradição ancestral, iremos em romaria, serra acima rumo ao S. Macário, entre romeiros e peregrinos, curiosos e músicos, até ao alto da serra, um dos mais elevados da região (1054 mts), onde nos aguarda a grande festa de São Macário.

04h15 Concentração das pessoas inscritas frente ao escritório do Criar Raízes (Largo da Cerca Bloco 1 Fracção G, 1º Esq. (atrás da Câm. Municipal,)
04h30 - Partida para SÃO MARTINHO DAS MOITAS
Em alternativa, quem souber o caminho ou quiser seguir as indicações, o encontro do grupo será frente ao cruzeiro de S. Martinho das Moitas às 05h00.
05h00 Recepção
Recepção no cruzeiro de S. Martinho das Moitas (à entrada, ao lado esquerdo para quem vem de São Pedro). Pequena apresentação da aldeia e do programa.
05h15 Início da caminhada
06h45 Chegada a S. Macário
07h45 Regresso


Organização: Projecto Criar Raízes. Associação Cultural e Desportiva de Rompecilha
Informações e Reservas (até às 18h da 5ª feira imediatamente anterior ao percurso) pelos contactos: Projecto Criar Raízes Tel: 232 728 330 / 96 154 87 91 E-mail:
criaraizes@gmail.pt
O percurso far-se-á com um mínimo de 5 e o máximo de 25 pessoas.